Padrão Visual de Jateamento é o grau de limpeza desejada pelo processo em questão.

Olá pessoal interessado no assunto jateamento e pintura industrial, o artigo de hoje é sobre tipos de jateamento sobre aço, quanto ao visual, existe uma norma que padroniza os tipos de jateamento quanto a limpeza proporcionada, se trata da norma ISO 8501-1.
A norma inicial é da Suécia e portanto estão especificados quatro graus de corrosão ou oxidação de superfícies de aço laminado a quente e vários graus de desoxidação ou preparação dessas superfícies.
Para uma melhor visualização da norma em questão ISO 8501-1, clique aqui para fazer um download no formato PDF, está na versão “Aprieto Jateamento”.
ISO é a sigla em inglês de Organização Internacional de Padronização, ou seja, esta norma ISO 8501-1 é o padrão para tipos de jateamento, veja o que diz a norma:
Grau A – Superfície de aço com a carepa de laminação praticamente intacta em toda superfície e sem corrosão. Representa a superfície de aço recentemente laminada.
Grau B – Superfície de aço com princípio de corrosão, da qual a carepa de laminação começa a desprender-se.
Grau C – Superfície de aço de onde a laminação foi eliminada pela corrosão ou poderá ser removida por raspagem ou jateamento, porém, sem que tenha formado cavidades muito visíveis (pites), em grande escala.
Grau D – Superfície de aço onde a capa de laminação foi eliminada pela corrosão, com formação de cavidades visíveis em grande escala.
Grau Sa 1 – Jateamento abrasivo ligeiro: a carepa de laminação solta, a ferrugem e material estranho não aderente devem ser removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparência final deve corresponder às gravuras com designação Sa 1.
Grau Sa 2 – Jateamento abrasivo comercial: quase toda a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparência final deve corresponder às gravuras com designação Sa 2.
Grau Sa 2 1/2 – Jateamento abrasivo ao metal quase branco: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos devem ser removidos de maneira tão perfeita que seus vestígios apareçam somente como manchas tênues ou estrias. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A aparência final deve corresponder às gravuras com designação Sa 2 1/2.
Grau Sa 3 – Jateamento abrasivo ao metal branco: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser totalmente removidos. A superfície deve ser limpa, imediatamente, com aspirador, ar comprimido limpo e seco ou escova limpa. A superfície deve apresentar, então, coloração metálica uniforme, correspondente em aparência às gravuras com designação Sa 3.
Gostaram deste artigo? Façam seus comentários ou solicitações nos campos abaixo. Abraços!!
Anibal, mandei jatear um lustre de bronze e, quando fui buscá-lo, levei um susto pois parecia que ele tinha levado um banho de tinta fosca. Não sabia o que fazer e o funcionário falou que bastaria passar verniz nas peças que a cor brilhante voltaria. Não acreditei nisso e em casa dei polimento com bombril. Um pouco trabalhoso mas ficou bonito e diferente. É assim mesmo? Não sei informar qual o tipo de jateamento. Falaram em jato de areia!! Obrigado
Olá Walmor, a função do jateamento abrasivo é proporcionar limpeza e rugosidade à superfície jateada, portanto a peça fica sim fosca. O tamanho do abrasivo também influi, quanto menor for menor será a rugosidade provocada.
Na próxima vez opte por um teste em uma pequena área ou peça.
Segue um link de um exemplo de peça de bronze jateada:
https://www.instagram.com/p/BcK75uoFiQE/
Abraços
Anibal Prieto Mejia Jr
Boa noite por favor me envie esse documento em PDF
Olá Kenis
tudo bem?
Sim, enviei no seu email.
Atenciosamente
Anibal Prieto Mejia Jr