Blog

Jateamento com água é possível desde que se tenha pressões elevadas

Olá pessoal, o artigo de hoje é sobre a técnica de limpeza ou preparação de superfície por meio de hidro jateamento. Não confundir este processo com a utilização das pequenas máquinas de hidrojateamento de uso hobby com motores de até 5 CV.

Este é um processo em que a limpeza de superfície é obtida utilizando-se água a altas pressões. A Norma SSPC-SP 12/NACE N° 514, classifica o hidrojateamento em:

• Hidrojateamento a alta pressão: a pressão pode variar de 70 MPa a 210 MPa (10.000 a 30.000 psi);
• Hidrojateamento a hiper alta pressão: esta classificação é usada para pressões acima de 210 MPA (30.000 psi). Existem equipamentos capazes de operar com pressões superiores a 210 MPa (30.000 psi).

Jateamento com Água

Para pressões inferiores a 70 MPa (10 000 psi), a referida norma denomina o processo como limpeza com agua de alta e baixa pressão.

O hidrojateamento é um método de preparação de superfície bastante utilizado no campo da pintura anticorrosiva e possui, dentre outras, as seguintes características técnicas:

• É de grande eficácia na remoção de materiais soltos, produtos de corrosão não muito aderentes;
• É eficiente na remoção dos contaminantes da superfície, em especial os sais solúveis que são, os principais responsáveis pela degradação dos revestimentos e corrosão do substrato;
• Não gera pó durante a operação de limpeza e nem produz faíscas;
• Não é nocivo ao meio ambiente, o que é importante sob o ponto de vista de impacto ambiental, e nem prejudica a saúde;
• Não é eficiente para remoção de carepas de laminação e produtos de corrosão muito aderentes;
• Não confere rugosidade a superfície e esta é uma desvantagem do processo. Portanto, é recomendado para os casos em que a superfície já possua um perfil de rugosidade, como por exemplo, aquele oriundo de processos anteriores de jateamento.

Existe um padrão visual dos graus de limpeza obtidos pelo processo de hidrojateamento chamado “water jetting”, referente as iniciais WJ, estes podem ser avaliados de acordo com os critérios estabelecidos na norma SSPC-SP12/NACE N° 5. Os padrões de limpeza previstos na referida norma, são:

• hidrojateamento Severo WJ-1: a superfície deve estar livre de todos os produtos de corrosão previamente existentes, de carepa de laminação, de revestimentos e de materiais estranhos. Além disso, deve possuir aspecto metálico fosco;

• hidrojateamento Muito Elevado WJ-2: a superfície deve apresentar aspecto metálico fosco com pelo menos, 95% de sua área livre dos resíduos visíveis previamente existente. O restante da superfície (5%) poderá apresentar manchas suaves, distribuídas aleatoriamente, de oxidação, revestimentos ou materiais estranhos;

• hidrojateamento elevado WJ-3: a superfície deve apresentar aspecto metálico fosco com pelo menos, dois terços livre de resíduos visíveis (exceto carepa de laminação), sendo que o restante da mesma (um terço) poderá apresentar-se apenas com manchas suaves, distribuídas aleatoriamente, de produtos de corrosão previamente existente, de revestimentos ou de materiais estranhos;

• hidrojateamento brando WJ-4: este padrão corresponde a uma situação em que apenas os resíduos (produtos de corrosão, carepa de laminação e revestimentos) não aderentes ou soltos são removidos da superfície.

Clique aqui, para download ao padrão visual de hidrojateamento.

O processo de hidrojateamento é de grande utilização, principalmente em plataformas de petróleo, como dito anteriormente em serviços de manutenção, ou seja, em superfícies onde já houveram o jateamento abrasivo.

Gostaram do nosso artigo? Aguardo seus comentários nos campos abaixo. Abraços a todos!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiane

Boa noite!
Qual o preço da máquina de jateamento úmido? Consigo lavar cabeçotes, motores e outras peças automotivas que muitas vezes estão carbonizadas?
Obrigada

Posso te ajudar?