Blog

Rugosímetro de jateamento, construa você mesmo o seu instrumento para medir perfil de rugosidade
Rugosimetro de Jateamento

Olá caros amigos do jateamento a intenção dessa postagem é levar informações sobre o instrumento de medição Rugosímetro de jateamento e também sua montagem e construção.

Lembrando que o rugosímetro de jateamento é usado para medição somente em superfícies submetidas a limpeza por jateamento com abrasivos.

A rugosidade provocada pela ação do jateamento abrasivo se deve ao tamanho do grão, conforme a norma Petrobras N13 o perfil de rugosidade deve estar entre 50 à 100 micrometros.

Quanto maior o tamanho da partícula do abrasivo, maior será o valor da rugosidade provocada pela ação do jateamento, sobre o substrato de aço carbono.

A medição deve ser feita ponto a ponto, não se deve movimentar o rugosímetro sobre a superfície jateada, isso certamente vai danificar o instrumento de medição, o local afetado será a ponta (apalpador tipo agulha).

Montagem do Rugosímetro de Jateamento

Relógio – Vamos chamar de relógio, a parte principal do rugosímetro, onde é feito a leitura principal da rugosidade.

Se trata de um relógio comparador milesimal, comumente usado em usinagem. Pode ser digital ou analógico, o campo de leitura deve ser maior que 150 micrometros, ou 150 décimos de milésimos (lembre se da rugosidade normativa, citada pela Petrobras é de 50 à 100 micrometros).

Lembrando que o rugosímetro de jateamento é usado para medição somente em superfícies submetidas a limpeza por jateamento com abrasivos.

A rugosidade provocada pela ação do jateamento abrasivo se deve ao tamanho do grão, conforme a norma Petrobras N13 o perfil de rugosidade deve estar entre 50 à 100 micrometros.

Ponta 60º – Normalmente o relógio comparador vem com a ponta (apalpador) no formato arredondado, portanto é necessário trocar essa por uma no formato agulha de 60º, denominado de “Ponta de Relógio comparador ângulo 60º, com rosca M2,5“.

Suporte Base – O suporte base é uma peça usinada com as medidas de 30mm de altura, diâmetro externo de 32mm, o diâmetro interno tem que verificar com o diâmetro da haste do relógio comparador escolhido, essa medida geralmente é de 8mm de diâmetro.

O parafuso de fixação usado é o hallen de rosca externa de 4mm, M4x16mm. O rasgo de fresa é opcional, pode ser feito somente por serviço de torno mecânico, o material utilizado pode ser o aço carbono 1020 ou aço inox.

Base de Zeragem – Essa base é confeccionada de vidro laminado normal nas dimensões de 35x45mm por 4mm de espessura.

Montagem e Calibração do Rugosímetro de Jateamento

A montagem do rugosímetro de jateamento é muito simples, e intuitiva, o certificado de calibração é facilmente obtido junto às empresas prestadores deste serviço de calibração de instrumentos de inspeção em geral.

Qualquer dúvida na montagem ou até compra de rugosímetros de jateamento basta nos contatar nos: wapp (19)98724-9191 ou no email contato@aprietojato.com.br, ou preencha o formulário abaixo e clique em enviar.

    0 0 votos
    Article Rating
    Inscrever-se
    Notificar de
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários