O Inventor do jateamento Benjamin Tilghman é o responsável pelo processo até hoje insubstituível.

Olá pessoal que acompanha o processo de jateamento! Ai vai um breve histórico do inventor do jateamento abrasivo, Benjamin Chew Tilghman!
Ele nasceu em Filadélfia, em 26 de Outubro de 1821 e se formou em 1839 em direito, mas nunca praticou esta profissão. Com seu irmão , Richard, ele passou muito tempo antes da guerra viajando pela Europa , visitando laboratórios, fábricas químicas e moinhos.
Diz a lenda que Tilghman tinha visto o efeito da areia arrastada pelo vento nas janelas no deserto, enquanto servia como general no exército, e que esta era a base de sua invenção do jateamento.

Primeiro invento, jateamento movido à vapor, por volta de 1870, ele inventou e patenteou o processo de jateamento com o uso em gravações em garrafas e limpeza de caldeiras.
Posteriormente foi premiado por sua invenção nos Estados Unidos, abriu novas empresas em outros setores e a última aberta em 1879 na Inglaterra de equipamentos de jateamento, a Wheelabrator Tilghman, agora Wheelabrator Group existe até hoje.
Tilghman faleceu em 3 de julho de 1901, e foi enterrado no cemitério da igreja de São Tiago, Filadelphia. (Fonte Wikipedia).

Grande inventor! Processo persiste fortemente até os dias de hoje, embora muitas novidades apareceram, mas muitas foram melhoramentos do Jateamento de Tilgman.
Gostaram do nosso singelo, mas grandioso artigo? Espero que sim!
E aproveitando, clique aqui e visite nossa aba de cursos sobre jateamento.
Abraços a todos!!!