Jateamento de rodas automotivas de aço ou ligas leves
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O Processo
O jateamento de rodas sobretudo se refere ao serviço de limpeza ou preparação de superfície das peças de um veículo automotivo.
Primeiramente consideramos automotivos: como carros, caminhões, caminhonetes, reboques, motos etc.
Certamente podendo ainda as rodas ser de aço ou outra liga metálica como alumínio ou magnésio.
A finalidade primordial do jateamento de rodas é retirar toda a pintura antiga e pontos de ferrugem ou áreas degradadas pela corrosão.
A superfície jateada fica totalmente limpa no padrão visual Sa 2 1/2, ou seja, ao metal quase branco, tem a cor acinzentada na totalidade.
Portanto o padrão de rugosidade causada é o mínimo possível (entre 10 à 50 micrometros), causando uma perfeita ancoragem à pintura subsequente.
Conhecimento Técnico
O processo é realizado igualmente levando em consideração a condição do substrato (superfície).
Primeiramente rodas de metal leve, como alumínio, mais frágeis se aplica jateamento por sucção.
Jateamento de rodas por sucção funcionam desde que seja com compressor de 40 pcm.
Ou por meio de jateamento úmido com abrasivo adequado para posteriormente não agredir a superfície da roda.
Portanto rodas de aço carbono se através do uso do jateamento pressurizado de maior vazão de ar é o mais adequado e certamente mais produtivo.
As rodas automotivas sofrem um desgaste natural e inegavelmente tendem a ter desgaste por corrosão.
Acarretando uma necessidade imprescindível uma melhora substancial no tratamento da superfície antes da pintura anticorrosiva.
Certamente o formato geométrico das rodas influi no tempo e o cuidado do processo de jateamento bem como o resultado final e o consumo de recursos.
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Ao lado segue um video de jateamento de rodas de motocicleta de liga leve.
Foi utilizado uma máquina de jateamento por sucção com compressor de 40 pcm de vazão de ar.
PCM – Pés cúbicos por minuto (unidade de vazão de ar).
O abrasivo utilizado foi o vidro moído angular vindo de garrafas recicladas na gramatura fina.
Produtividade observada pela aderência da tinta e pela vazão de ar do compressor.
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Anibal Prieto Mejia Jr