
Glossário do jateamento abrasivo tem o objetivo de reunir os termos mais usado nesse seguimento.
Para melhor guiar os nossos seguidores ou clientes que já utilizam nosso blog de artigos técnicos como canal de relacionamento.
Qualquer dúvida é só fazer seu comentário no final do artigo.
Verbetes do Jateamento Abrasivo
Abrasivo: Se refere ao granulado impulsionado para ação do jateamento, geralmente com dureza igual ou superior a 7 mohls, como: areia, granalha de aço, óxido de alumínio, garnet, bauxita sinterizada entre outros.
Adaptador Úmido: Acessório colocado próximo ao bico de jateamento onde é inserido água no sistema com o propósito de umedecer o processo de jateamento, diminuindo consideravelmente a emissão de pó. Saiba Mais.
Blusão Jatista: É um EPI (Equipamento de Proteção Individual) do jatista, é a sua vestimenta principal, para lhe proteger da agressividade do abrasivo, normalmente feito de nylon ou de raspa. Saiba Mais.
Bico de Jateamento: Fica na extremidade de saída da mangueira de jateamento, seu interior é feito por material resistente à abrasão natural do abrasivo e seu diâmetro interno é determinado pela vazão do compressor de ar comprimido.
Cabine de Jateamento: Refere se ao espaço para jatear peças medias à grandes, com paredes, portas, iluminação, exaustão, piso, etc.. adequados para esse processo. Saiba Mais.
Capacete do Jatista: É um EPI (Equipamento de Proteção Individual) do jatista, é de ar mandado para condicionamento, fabricado em fibra de vidro ou aço.
Cabeção do Jatista: Mesmo que capacete do jatista.
Filtro Purificador: Item responsável pela purificação do ar mandado para o jatista na operação, possui um refil para troca devido à saturação de impurezas, item de segurança indispensável. Clique aqui para mais informações. Saiba mais.
Dead Man: Comando à distância de acionamento do equipamento de jateamento pelo jatista, possibilita o desligamento automático da operação caso o operador solte a pistola de jateamento. Saiba mais.
Gabinete de Jateamento: Refere se ao sistemas de jateamento confinado onde o operador inseri somente os braços para a operação de jateamento, normalmente feito de chapa de aço, com iluminação e exaustão de ar, uitlizado para pequenas peças em dimensão.
Gatilho Pneumático: O mesmo que dead man. Saiba mais.
Jateamento: Processo de tratamento superficial que tem a finalidade de limpeza e provocar rugosidade sobre substrato (superfície) metálica ou não.
Jateamento Automotivo: Se refere aos serviços de jateamento em peças de carros e motos como: latarias, rodas, para choques, quadros, eixos, etc.
Jateamento Pressurizado: Refere se ao sistema de jateamento que utiliza vazo de pressão no acondicionamento do abrasivo, geralmente com vazão de ar de 60 pcm (pés cúbicos por minuto) ou acima, voltado para maior produtividade de operação.
Jateamento por Sucção: Sistema de jateamento onde a pistola de jateamento funciona com uma entrada de abrasivo por sucção, não utiliza vazo de pressão, utilizado para vazão de ar igual ou menor a 40 pcm, tem pouca produtividade de processo.
Jato de Areia: O mesmo que jateamento abrasivo, porém esse processo não se usa mais a areia (proibida sua utilização desde 2004).
Mangueira de Jateamento: Essa mangueira é onde passa o abrasivo do jateamento, no caso pressurizado, geralmente é específica para essa finalidade e tem parede espessa. Os diâmetros nominais são: 1/2?, 3/4?, 1? , 1 1/4? e 1 1/2? as mais comuns.
Máquina de Jateamento: Se refere ao equipamento ou engenho onde se processa o jateamento.
Micras: Significa o mesmo que micrômetros, porém sem embasamento técnico para esse uso, ou seja, termo mal usado.
Micrômetros: Grandeza que se refere no jateamento a espessura de camada de pintura e a rugosidade provocada pelo jateamento. Simbolo usado “µm”.
Rugosidade: Característica da ação provocada do jateamento sobre uma superfície, essa grandeza é medida em micrometros (µm).
Rugosímetro: Instrumento de medição para medir rugosidade provocada pela ação do jateamento. Saiba mais.
Sa 1: Grau Sa 1 – jateamento abrasivo ligeiro: quando vista a olho nu, a superfície deve estar isenta de carepa de laminação solta, ferrugem e material estranho não aderente. Em aparência com às gravuras com designação Sa 1.
Sa 2: Grau Sa 2 – jateamento abrasivo comercial: quando vista a olho nu, a superfície deve estar isenta de quase toda a carepa de laminação, ferrugem e material estranho. A superfície deve apresentar, então, coloração acinzentada e corresponder, em aparência, às gravuras com designação Sa 2.
Sa 2 1/2: Grau Sa 2 1/2 – jateamento abrasivo ao metal quase branco: quando vista a olho nu, a superfície deve estar isenta de carepa de laminação, ferrugem e material estranho de maneira tão perfeita que seus vestígios apareçam somente como manchas tênues ou estrias. A superfície deve apresentar, então, aspecto correspondente às gravuras com designação Sa 2 1/2.
Sa 3: Grau Sa 3 – jateamento abrasivo ao metal branco: quando vista a olho nu, a superfície deve estar isenta de carepa de laminação, a ferrugem e material estranho. A superfície deve apresentar, então, coloração metálica uniforme, correspondente em aparência às gravuras com designação Sa 3.
Slurry Blasting: Sistema de jateamento que utiliza água, o termo significa “jateamento com barro”, ou seja, água + abrasivo. Saiba mais.
Válvula Dosadora: Válvula específica que tem a função de dosar ou regular a entrada de abrasivos.
Válvula Pop: Válvula específica que tem a função de vedar o vaso de pressão (reservatório do sistema de jateamento pressurizado) quando este é pressurizado. Fabricado normalmente de borracha.
Muito útil. Parabéns!
Olá Rosemary
Opa, agradeço seu comentário
Boa sorte nos negócios
Anibal Prieto Mejia Jr