Conheça 5 maneiras de como remover faixas viárias, também conhecido como sinalização horizontal, em substrato de concreto ou asfalto.

A remoção de faixas viárias pode ser realizada de várias maneiras, em todas vale ressaltar que depende de fatores como:
- Aderência da tinta utilizada na faixa
- Tipo de substrato
- Espessura em material da faixa
- Equipamento a ser utilizado
- Logistica de equipamento
- Custo a se dispender com a remoção
- Treinamento do operador ou mão de obra
A intenção é demonstrar algumas características de cada método de remoção de faixas viárias.
Aqui estão algumas opções comuns para remover faixas viárias:

1) Fresagem: A fresagem é um método em que uma máquina remove o asfalto ou o concreto da faixa viária, criando uma superfície lisa. Essa técnica é frequentemente usada quando a faixa precisa ser completamente removida e substituída. Porém dificilmente esse processo não ofende a superfície base. Os equipamentos utilizados (Fresadoras) são facilmente encontrados, inclusive para locação. Clique aqui para ver um de exemplo de aplicação.

2) Remoção térmica: A remoção térmica envolve o uso de calor para amolecer a tinta da faixa viária, facilitando sua remoção. Isso pode ser feito com o uso de maçaricos ou equipamentos especializados, ou queimadores. Essa técnica se usa em tintas com muita aderência sobre aços, mas apesar perfeitamente pode se usar, a produtividade não é das maiores no processo de remoção de faixas.

3) Produtos Químicos: Existem produtos químicos disponíveis no mercado que podem ser aplicados na faixa viária para ajudar a remover a tinta. Esses produtos geralmente são aplicados na faixa, deixados agir por um período de tempo e, em seguida, a tinta é raspada ou lavada.

4) Jateamento abrasivo: O jateamento abrasivo envolve o uso de uma máquina de jateamento pressurizado com material abrasivo para remover a tinta da faixa viária. Isso geralmente é feito em pavimentos de concreto ou asfalto. É importante seguir as regulamentações locais para garantir a segurança e a conformidade ambiental ao usar essa técnica. Pode utilizar a técnica de jateamento abrasivo com inclusão de água, ou mais conhecido como jato úmido, clique aqui para assistir a um exemplo.

5) Hidrojateamento: Esse processo é realizado somente com uso de alta a uma pressão considerada alta ou ultra alta, acima de 40.000 psi. Isso geralmente é feito em pavimentos de concreto ou asfalto resistentes, e com experiência do operador se preserva a integridade do substrato, sem dano. É importante seguir as regulamentações locais para garantir a segurança e a conformidade ambiental ao usar essa técnica. Sobre esse processo disponibilizamos um artigo específico sobre, clique aqui para acessar.
É importante lembrar que a remoção de faixas viárias pode ser um trabalho complexo e exigir equipamentos e técnicas específicas. Recomenda-se contratar profissionais especializados nesse tipo de trabalho para garantir resultados eficazes e seguros. Além disso, é importante consultar as regulamentações locais para garantir que todas as etapas sejam realizadas de acordo com as normas vigentes.