Abrasivo de vidro reciclado, chamada de granalha de vidro, tem sido boa alternativa para tratamento de superfícies.

Como se sabe o consumo de abrasivos em obras ou atividades de jateamento costuma ser um custo (alto) considerável. Tomando se em conta a quantidade de reaproveitamento possíveis mantendo a abrasividade (ou rugosidade) provocada.
O vidro no jateamento já tem seu uso consagrado há tempos no jateamento, a novidade que gostaria de passar pra vocês, amigos do jateamento, é que esse abrasivo está sendo processada em pequenos e médios empresários da reciclagem de lixo residencial (ou industrial).
O processo de reciclagem do vidro é de quebra por trituração, provocando um abrasivo angular, que favorece o jateamento em busca de maior rugosidade e abrasão.
O material é disposto em diferentes peneiras, portanto diferentes granulometrias, ou tamanhos de grãos.
Mas o grande atrativo é preço baixo, é que essas reciclagens (processadores de vidro moídos) negociadas diretamente, podem melhorar o preço do produto.
Acredito que essas reciclagens estão por todo o país, ou em grande parte. Encontramos reciclagem de vidro em vários estados, inclusive para compor orçamentos, ou orientar nossos clientes em alternativas para uso de abrasivos. Vale lembrar também que sua reutilização é pequena e característica dos abrasivos não ferrosos, ou seja, 2 a 3 vezes, dependendo ainda de outros fatores (rugosidade desejada, tipo do serviço, etc..).
Encontrei preços que variam de R$0,40 à R$1,00 o quilograma do vidro reciclado, esse dado foi no ano de 2016/2017.
Uso em obras externas com jateamento úmido tipo slurry blasting ou com jatos convencionais com uso de adaptador úmido (clique aqui), é uma boa alternativa.
E também em serviços de não ferrosos como aluminio, cobre ou aço inox onde é necessário granalha também não ferrosa. Ou em serviços frágeis como latarias de veículos.

Sem contar que reciclar é uma característica das pessoas de bem!
Já pensou em reciclar vidro pra abastecer nosso setor? Pense na ideia … : )
Para conhecer mais sobre jateamento e abrasivos, clique aqui e faça o download do ebook sobre jateamento.
Amigos gostaram do artigo? Comentem se possível… e obrigado pelas visitações no site www.aprietojato.com.br
Atenciosamente
Anibal Prieto Mejia Jr